Sobre o Blog

Blog criado por alunos do curso de administração da PUC Minas em Betim com o objetivo de expor os problemas, os desafios e projetos para a gestão sustentável nas empresas.

domingo, 10 de junho de 2012

Obra de Arte

Vânia Barbosa: arte e sustentabilidade



O que acontece com o resíduo industrial em nossos dias? Pontualmente a artista Vânia Barbosa colabora com o meio ambiente e a sustentabilidade estética ao utilizar-se dos resíduos da borracha, do tecido e do papel reciclado para realizar suas criações. Em um mundo totalmente voltado para o descartável, a artista centra-se no reaproveitamento da matéria-prima, garantindo a ela novos significados. Uma prática que Vânia desenvolve há três décadas, desde o tempo em que o assunto da sustentabilidade ainda não frequentava com tanta intensidade o nosso vocabulário. De família de industriais da área da borracha, a artista, ainda criança, apaixonou-se por esses materiais, e logo que se interessou pelo estudo das formas nas artes plásticas, buscou nessa referência o material principal para a sua arte.
Vânia nasceu em Pequi, Minas Gerais, e mudou-se para Belo Horizonte em 1980. Graduou-se em Artes Plásticas na Escola Guignard, participou de vários Festivais de Inverno da UFMG, estudou com os professores Orlando Castaño, Marco Tulio Resende, Karim Lambrecht, Cristina Kubisch, Arthur Omar, Marcos Hill e Irene Kopelman. Atualmente a artista divide seu tempo entre os estudos teóricos na UFMG e na Escola Guignard e a prática de seu trabalho em seu ateliê no Jardim Canadá, em Nova Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário