Sobre o Blog

Blog criado por alunos do curso de administração da PUC Minas em Betim com o objetivo de expor os problemas, os desafios e projetos para a gestão sustentável nas empresas.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Planejamento ,desenvolvimento político e sustentabilidade


                                                                         Introdução

Planejar o desenvolvimento municipal é um dos maiores desafios para o Poder Público nos dias incertos que correm.                                 
Vamos inicialmente explorar alguns entendimentos do que possa ser o desenvolvimento, por meio de um contraste com o conceito de crescimento, e apresentar alguns apontamentos sobre os indicadores que têm sido utilizados para medi-lo, para então abordarmos o conceito desustentabilidade e de desenvolvimento sustentável.
                                                     Crescimento e desenvolvimento
Diferente da idéia de crescimento - que sugere principalmente aumento em quantidade - a de desenvolvimento implica a mudança de qualidade e, também, aumento dos graus de complexidade, integração e coordenação de um sistema. Crescimento exige material e energia. Desenvolvimento produz e se alimenta de interações, informação. Não é por outra razão que podemos falar em crescimento populacional, mas dizemos desenvolvimento intelectual, cultural, político, social.
             Sustentabilidade - Uma nova qualificação para o desenvolvimento
A noção de sustentabilidade está associada às de estabilidade, de permanência no tempo, de durabilidade. Foi proposta no início da década de 70, em estudos de cunho ecológico (sustentabilidade biológica),que focalizavam a interdependência entre uma população e os recursos de seu ambiente. Mas foi nos anos 80 que se estendeu sua abrangência para abarcar as relações entre desenvolvimento e meio ambiente, no processo de preparação da Conferência da ONU que ocorreu no Rio de Janeiro em1992. (O conceito de desenvolvimento sustentável é a pedra de toque do relatório que a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento apresentou à ONU, sob o nome de Nosso Futuro Comum. Parte-se da constatação de que não bastam as políticas ambientais compensatórias ou corretivas “que visam aos sintomas do crescimento prejudicial.  É necessária uma nova abordagem, pela qual todas as nações visem a um tipo de desenvolvimento que integre a produção com aconservação e ampliação dos recursos, e que as vincule aos objetivos de dar a todos uma base adequada de subsistência e um acesso eqüitativo aos recursos. O conceito de desenvolvimento sustentável fornece uma estrutura para a integração de políticas ambientais e estratégias de desenvolvimento"
Muitos autores têm questionado as possibilidades de aplicação desse conceito e sua operacionalidade. Outros têm mostrado a existência de um campo de disputa sobre seu significado existido, dado o uso diverso que dele fazem atores com interesses conflitantes. Mas desde seu enunciado original, esse conceito tem tido sua abrangência cada vez mais ampliada, servindo de meio de articulação das dimensões econômica, ambiental e social, vistas como indissociáveis.

Considerações Finais

Mas quais seriam as características das ações que contribuiriam não só para o desenvolvimento politico como para a sustentabilidade do desemvolvimento? [...] ”  (Rattner)
Visualisando através de diversas experiências em andamento e emergência de uma sociedade sustentável, identifica alguns de seus principis orientadores: visão integradora, encarando a função das atividades não somente em seus aspectos matérias, mas também as necessidades sociais espirituais, tais como participação, criatividade e solidadriedade;
Seia possível pensar o gorverno como uma rede de agentes políticos, privados e da sociedade civil, técnicos e políticos, catalisados pelo poder, capazes de interagir permanentemente e impulsionar novas soluções, capazes de acumular e disseminar tanto o conhecimento dos assuntos locais/ globais como a pratica do relacionamento político maduro? Se for, é possível então sonhar com uma sociedade sustentável. E batalhar por ela.




Referencias:

Moisés, Helvecio. Planejamento ,desenvolvimento político e sustentabilidade.Rio de Janeiro ,1996.

Matus, Carlos. Sustentabilidade uma nova qualificação para o desenvolvimento. São Paulo,1999.

Por: Natalia Vanessa Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário