Sobre o Blog

Blog criado por alunos do curso de administração da PUC Minas em Betim com o objetivo de expor os problemas, os desafios e projetos para a gestão sustentável nas empresas.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Músicas Relacionadas

Mellon Collie and the Infinite Sadness
(The Smashing Pumpkins, Outubro de 1995)




O álbum se chama Mellon Collie and the Infinite Sadness, e a música que mais me chamou a atenção foi Bullet With Butterfly Wings.


Clipe da Música:








Sing-A-Longs and Lullabies for the Film Curious George
(Jack Johnson, Fevereiro de 2006)


O álbum se chama Sing-A-Longs and Lullabies for the Film Curious George, e a música que chama a atenção é 3 R's, que na cultura brasileira significa: reduzir o consumo, reaproveitar e reciclar. É uma música infantil, mas o assunto é bem interessante.

Clipe da Música:



Disponível em: http://letras.terra.com.br/jack-johnson/482038/traducao.html  Acesso em 20 de Maio de 2012. 

Por: Anderson Duarte Silva


domingo, 20 de maio de 2012

Os Desafios da Gestão Sustentável

Autor do Fichamento: Douglas Eustáquio dos Santos

Principais conceitos:


Conceitos
Citações Literais
Introdução








Desenvolvimento de ações sustentáveis


“[...] O desafio do Desenvolvimento Sustentável, para o setor produtivo, requer o redirecionamento das ações para a fonte dos problemas e a busca da produção limpa. Diversos autores propõem o uso do conceito do Fator 10 ou Fator X para dar a devida dimensão a este desafio. O Fator 10 aponta para a necessidade de se aumentar a ecoeficiência dos processos e produtos numa ordem de grandeza de 10 vezes num prazo de 30 a 50 anos. (SCHMIDT-BLEEK, 1997; KIPERSTOK e MARINHO, 2001; PENEDA e FRAZÃO, 1997; (WEAVER et al., 2000). Para se atingir isto, atitudes de inovação ambiental são necessárias. Mais do que isto, inovação radical é necessária. [...]” (KIPERSTOK; COSTA; ANDRADE; FILHO; FIGUEROA. p. 1 e 2, 2002)

As Atribuições da Gestão Sustentável




A inovação na gestão sustentável


“[...] A introdução de um novo bem ou de uma nova qualidade de bem, de um novo método de produção, incluindo a manipulação comercial da mercadoria; A abertura de um novo mercado; A conquista de uma nova fonte de matéria-prima e o estabelecimento de uma nova organização econômica. [...]” (KIPERSTOK; COSTA; ANDRADE; FILHO; FIGUEROA. p. 3, 2002)













A relação entre o discurso e a prática da gestão sustentável dentro da organização.


“[...] A mudança no conceito de sustentabilidade influencia diretamente o comportamento das empresas, pois, em todo o mundo, elas estão se deparando com problemas não somente econômicos, mas também sociais e ambientais. Como resultado da ampliação desse contexto empresarial, tem ocorrido uma proliferação de novas pressões por parte da sociedade, por meio de movimentos sociais reivindicatórios, pela atuação de grupos organizados ou de indivíduos, que resultam em novas leis. Essas mudanças afetam de forma intensa o ambiente social e político em que a empresa atua, criando novas diretrizes e limitações para que ela possa operar de forma eficaz, segundo uma ótica que leve em conta apenas a maximização do retorno financeiro a seus proprietários (CALLENBACH, 1993; MAIMON, 1996). Nesse contexto, a visão tradicional da empresa tende a desaparecer, caso contrário estará sujeita ao declínio (DONAIRE, 1999). Portanto, atualmente, muitas das decisões internas das empresas requerem considerações explícitas das influências provindas do ambiente externo, e seu contexto inclui considerações de caráter social e político que se somam às tradicionais considerações econômicas. [...]” (CLARO; CLARO AMÂNCIO. p.292, 2008)













A gestão sustentável além das questões ambientais



“[...] A questão ambiental no contexto do desenvolvimento sustentável torna-se, contudo, completamente evasiva quando se comprova uma relação empírica entre crescimento econômico e melhoria ambiental. Isto é, quando a renda per capita (A renda per capita ou rendimento per capita é um indicador que ajuda, a saber, o grau de desenvolvimento de um país ou região e consiste na divisão da renda nacional) cresce acima de certo nível, a deterioração ambiental resultante deste crescimento se reverte e a partir deste nível a qualidade ambiental melhora. Em suma, seria advogar que o crescimento econômico por si só garantirá o uso adequado dos recursos ambientais da mesma forma que uma vez acreditou-se que este mesmo crescimento resolveria a questão distributiva da renda. Evidentemente, níveis mais altos de renda estimulam o consumo de bens ecologicamente corretos e permitem uma folga fiscal que privilegia a dotação orçamentária das áreas de controle ambiental. Além do mais, é de se esperar que certos níveis elevados de degradação encerrem custos tão altos sobre uma gama ampla de agentes econômicos que sua eliminação permita uma aliança estratégica. [...]” (MOTTA. p. 6 e 7, 1997)

Considerações Finais
















A gestão sustentável, integrando a organização e sociedade

 “[...] Com a Globalização e a difusão do conceito de Desenvolvimento Sustentável, as empresas viram- se pressionadas a se adaptar às novas exigências do mercado mundial. Antes, só tomavam atitudes ecologicamente corretas quando eram obrigadas pela legislação ambiental.
Segundo Lustosa, com essas mudanças, o comportamento ambiental das empresas passou a ser pró- ativo. As estratégias empresariais passaram a considerar o meio ambiente, através da implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). O SGA permite à empresa controlar eficientemente os impactos ambientais de todo o seu processo de produção, desde a escolha da matéria - prima até o destino final do produto e dos resíduos líquidos, sólidos e gasosos, levando- a operar da forma mais sustentável possível.
Passou - se a estudar e acatar as reclamações e as expectativas de diversos membros da sociedade na tomada de decisões: ambientalistas, governos locais, consumidores, funcionários. As relações com os stakeholders passaram a ser um critério de desempenho das companhias, além do desempenho financeiro. Para manter posição competitiva é fundamental uma política de comunicação social bem fundamentada. [...]” (BAYARDINO. p. 22, 2004)
“[...] Atualmente, o avanço rumo a uma sociedade sustentável é permeado de obstáculos, na medida em que existe uma restrita consciência na sociedade a respeito das implicações do modelo de desenvolvimento em curso. As causas básicas que provocam atividades ecologicamente predatórias podem ser atribuídas às instituições sociais, aos sistemas de informação e comunicação e aos valores adotados pela sociedade. [...]” (JACOBI. p.9, 2005)






 


























































































































































REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BAYARDINO, Renata Argenta. A Petrobrás e o Desafio da Sustentabilidade Ambiental. Disponível no site: http://www.ie.ufrj.br/gema/pdfs/a_petrobras_e_o_desafio_da_sustentabilidade_ambiental.pdf . Acesso em 20 de maio de 2012.

CLARO,Priscila Borin de Oliveira; CLARO, Danny Pimentel; AMÂNCIO, Robson. Entendendo o Conceito de Sustentabilidade nas Organizações. Disponível no site: www.rausp.usp.br/download.asp?file=v4304289.pdf . Acesso em 20 de maio de 2012.

JACOBI, Pedro. Educar para a Sustentabilidade: complexidade, reflexidade, desafios. Disponível no site: http://www.ce.ufes.br/educacaodocampo/down/cdrom1/iii_01.html . Acesso em 20 de maio de 2012.

KIPERSTOK Asher; COSTA Dora; ANDRADE José Célio; ANGRA, Severino; FIGUEROA Edmundo. Inovação com o Requisto do Desenvolvimento Sustentável. Disponível no site: http://www.read.adm.ufrgs.br/edicoes/pdf/artigo_80.pdf . Acesso em 20 de maio de 2012.
 
MOTTA, Ronaldo Seroa da. Desafios Ambientais da Economia Brasileira. Disponível no site:
http://www.ipea.gov.br/pub/td/td0509.pdf . Acesso em 20 de maio de 2012.


terça-feira, 1 de maio de 2012

Filmes com temas voltados para a Sustentabilidade

A Enseada [The Cove]
Premiado em vários festivais de cinema pelo mundo e vencedor do Oscar 2010 como Melhor Documentário, o filme denuncia a matança de golfinhos na costa do Japão com imagens e dados que chocam. A maior parte é filmada na cidade de Taiji, onde a equipe enfrenta todos os tipos de perseguições e proibições para fazer imagens e coletar informações sobre o assunto. A estimativa é que 23 mil animais são mortos por ano no país. As autoridades japonesas sugerem que os golfinhos (que comem peixes) são responsáveis pelo declínio da pesca mundial e, portanto, a caça “é controle de pragas”.
Uma citação do filme: “O sorriso de um golfinho é a maior enganação da natureza. Cria a ilusão de que estão sempre felizes. Você tem que vê-los na natureza para compreender porque o cativeiro não funciona.” [Dirigido por Louie Psihoyos e Fisher Stevens. 2009. Trailer]


 Mataram Irmã Dorothy
O documentário, lançado em 2007, é mais do que atual. Mostra o desafio de se colocar em prática projetos de desenvolvimento sustentável na região da Amazônia. Como pano de fundo, é explorada a morte da missionária norte-americana Dorothy Mae Stang, que escolheu viver no Pará para ajudar a colocar em prática o Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) na região. Criado em 1999, ele divide terras públicas ou desapropriadas em lotes destinados a comunidades e incentiva a produção auto-sustentável. Um dos objetivos é dar condições de trabalho e moradia às famílias, sem que, para isso, seja necessário o estímulo ao uso inconsequente da terra.
Uma citação do filme: “Como podemos chamar a atenção para o que está acontecendo, para que as pessoas tenham a chance de viver e aproveitar as belezas da magnitude da floresta?” [Dirigido por Daniel Junge. Trailer]


Disponível no site http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/tag/cinema-sustentavel/ . Acesso em 01 de Maio de 2012.

Por: Douglas Eustáquio dos Santos

Livros com temas em prol do Desenvolvimento Sustentável

ESTEVES, Sérgio A. P. (org). O Dragão e a borboleta


Org.: Sérgio A. P. Esteves (sócio co-diretor da AMCE Negócios Sustentáveis) AMCE Negócios Sustentáveis Organizado por Sérgio A. P. Esteves, o livro traz 20 textos de autores preocupados com o estado das coisas, que abordam o conceito da empresa, interessada em dar uma contribuição postiva não só aos cliente s e contribuintes, mas também para a sociedade e para o meio-ambiente. Cada capítulo foi escrito por um autor especialmente convidados, entre os quais estão Luis Vilares, Ubiratan D’ambrosio, Lia Diskin, Oded Grajew, Amnéris Maroni, Humberto Mariotto, Sônia Café, Tamas Makray e Ana Esteves. O Dragão e a Borboleta procura ampliar os conceitos que foram estabelecidos pelas empresas acerca de Sustentabilidade e Responsabilidade, que deve se estender além da satisfação do consumidor e do contribuinte: deve-se manter esta postura no âmbito dos negócios ou das relações com os empregados, sociedade e meio-ambiente. Os ensaios contém uma visão estimulante e ainda pouco comum ao cotidiano da maior parte das empresas, e que pretendem contribuir para uma reflexão que poderá levar as organizações a um novo patamar nas relações com seus stakeholders. Todos os autores abriram mão dos direitos autorais sobre a obra, cedendo-os integralmente ao Projeto Não-Violência, mantido pela Associação Palas-Athena junto à Polícia Militar do Estado de São Paulo.


TRUNKL, Cássio e MATTAROZZI, Victorio. Sustentabilidade no Setor Financeiro: Gerando valor e novos negócios - Editora Senac, 2008



A publicação objetiva demonstrar a relevância da incorporação da sustentabilidade na estratégia de negócios do setor financeiro por meio da elaboração de um texto elegante e didático, visando atingir um público bastante amplo que inclui não somente os profissionais do setor financeiro, mas também seus clientes e fornecedores, professores e estudantes de cursos acadêmicos, entre outros.
A partir de uma extensa pesquisa entre instituições financeiras, que resultou na escolha de 25 instituições, sendo 10 nacionais e 15 internacionais, o livro apresenta as melhores práticas socioambientais já adotadas pelo setor financeiro, buscando despertar no leitor a percepção de que a incorporação da sustentabilidade nos negócios gera valor e é um processo irreversível.

Disponível no site: http://www.sustentabilidade.org.br/conteudos_sust.asp?categ=32. Acesso em 01 de Maio de 2012.

Por: Douglas Eustáquio dos Santos