Sobre o Blog

Blog criado por alunos do curso de administração da PUC Minas em Betim com o objetivo de expor os problemas, os desafios e projetos para a gestão sustentável nas empresas.

quarta-feira, 14 de março de 2012

O Sistema da Gestão Sustentável: Vantagens e Desvantagens

A gestão sustentável é uma competência para administrar o curso de uma organização, comunidade, ou país, por vias que estimulem, valorizem e recuperam todas as formas de capital financeiro e humano de modo a gerar valor aos stakeholders.
A gestão de processos deve ser vista sempre como um processo evolutivo de trabalho e não somente como um projeto com inicio, meio e fim. Se não for conduzida com esta visão, a tendência de se tornar um modismo dentro da empresa ou do país e logo ser esquecida ao sinal de um primeiro tropeço é grande. Muitos esforços e investimentos têm sido gastos sem o retorno esperado. (Dumont, Ribeiro e Rodrigues 2006)

[...] Responsabilidade Social Corporativa é o resultado da obrigação de uma empresa de prestar contas aos seus stakeholders sobre todas as suas atividades e operações com o objetivo de alcançar um desenvolvimento sustentável, não apenas em sua dimensão econômica, mas também nas dimensões social e ambienta “(Oliveira, 2008) [...]


Numa visão econômica a geração de valor nas relações organizacionais depende de aspectos de colaboração entre as partes para além das relações de controle financeiros e operacionais, exigindo assim relações de confiança que superem o receio do oportunismo e a imposição de proteções processuais.  Dentro desse ambiente se cria uma espécie de cooperatividade entre organização, fornecedores e clientes, sendo uma tarefa de alta complexidade que envolve também o âmbito sócio – cultural e ambiental.
Esta medida relaciona-se com a competitividade enfrentada pelas empresas, que cada vez mais são exigidas pelos stakeholders, portanto para ser uma organização sustentável é preciso olhar de fora para dentro, sobreviver às exigências da demanda do mercado de forma confiável para que haja reconhecimento e que as atividades corriqueiras da empresa se tornem estáveis.

Escrito por: Douglas Eustáquio dos Santos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Dumont, Danilo Mozeli. Ribeiro José Araújo. Rodrigues, Luiz Alberto. Inteligência Pública na Era do Conhecimento. Editora. Revan, Ano de Publicação: 2006.

Oliveira, Alex Melo. Shareholders e Stakeholders. Disponível no site: http://www.administradores.com.br/informese/producaoacademica/shareholdersestakeholders/513/. Acesso em 06 de março de 2012.

BRITO, Renata Peregrino de; BERARDE, Patricia Calicchio. Vantagem Competitiva na Gestão Sustentável da Cadeia de Suprimentos: UM METAESTUDO. Revista RAE, São Paulo.V.50 N° 2; Ed. Abril/Junho de 2010

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário