Sobre o Blog

Blog criado por alunos do curso de administração da PUC Minas em Betim com o objetivo de expor os problemas, os desafios e projetos para a gestão sustentável nas empresas.

domingo, 18 de março de 2012

Desenvolvimento Sustentável


A expressão ‘’desenvolvimento sustentável’’ que começou a se tornar popular a partir da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), realizada no Rio de Janeiro em 1992, tem na realidade uma longa trajetória. De acordo com Riechmann e Buey (1994, p. 104), as sociedades industriais esperavam por sua oportunidade, desde o inicio, reações criticas pelas destruições que causavam, seja por autores dissidentes, seja por movimentos sociais, que chegam ate os nossos dias e carregam consigo um rico passado de critica civilizatório.
  Essa visão histórica tem sido menosprezada por autores norte-americanos  e europeus, que costumam colocar a década de 1970 como marco inicial do movimento pelo desenvolvimento sustentável. Vincent (1995, p. 270), por exemplo, afirma que ‘’o movimento ecológico desenvolveu-se na esfera publica a partir dos anos 1970’’, tendo como referência a criação de partidos políticos, partidos verdes, em países europeus, mas reconhece que as origens do pensamento ecologista vêm de muito antes, e para ilustrar esse fato cita Ernst Haeckel, o cientista que criou a palavra ecologia, em 1866, que na época, se tratava de um neologismo (VINCENT, 1995, p. 211).
  Nem todas as correntes ambientalistas confluíram para o movimento pelo desenvolvimento sustentável, haja vista que a diversidade de correntes é tão grande que abarca diversos posicionamentos, muitos deles em conflitos irreconciliáveis. Vincent (1995) usa a expressão ecologismo para indicar uma ideologia política que se destacou nos anos 1970 e resultou nos partidos verdes.
 As ideias concernentes ao eco desenvolvimento, que, atacadas por poderosos atores no cenário internacional, foram deixadas de lado. Não levaria muito tempo para que surgisse a expressão 'desenvolvimento sustentável', trazendo outros conceitos e que se tornaria um sucesso mundial.

Escrito por: Anderson Duarte Silva

Referências Biliográficas:
RIECHMANN,J; BUEY, F. F. Redes que dan libertad: Intodución a los nuevos movimientos sociales. Barcelona: Paidós Ibérica, 1994

 VINCENT, A. Ideologias políticas modernas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1995

BARBIERI, J. C; VASCONCELOS, I. F. G; ANDREASSI, T; VASCONCELOS, F. C. Inovação e Sustentabilidade: Novos Modelos e Proposições. Revista RAE, V. 50, n 2, abr/jun. 2010, p. 147-148.

Disponível no site:  


Nenhum comentário:

Postar um comentário