Sobre o Blog

Blog criado por alunos do curso de administração da PUC Minas em Betim com o objetivo de expor os problemas, os desafios e projetos para a gestão sustentável nas empresas.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Inovação e Sustentabilidade: Novos modelos e preposições


Esse artigo gira em torno das empresas em um movimento de inovação sustentável.
Esse é um trabalho de cunho teórico que visa analisar a relação de sustentabilidade e inovação, tendo como referencia a teoria institucional.
Em meados da década de 80 o mundo “abril os olhos” para os impactos das empresas no meio ambiente. A partir daí as empresas começaram a pensar em formas de trabalho que impactassem menos no meio ambiente assim veio o desenvolvimento sustentável. A expressão “desenvolvimento sustentável” se tornou popular em 1992 a partir da conferencia das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMD).
Organização Inovadora “é a que introduz novidades de qualquer tipo em bases sistemáticas e colhe os resultados esperados” (BARBIERI, 2007, p.88). A expressão “bases sistemáticas” significa realização de inovações com autonomia, intencionalidade e pró-atividade, dentro das organizações devem inovar gerando resultados econômicos, sociais e ambientais positivos.
A inovação sustentável dentro de uma organização é capaz de inovar com eficiência em termos econômicos, mas com responsabilidade social e ambiental. 

Escrito por: André Alexandre de Oliveira Silva.

Referencias Bibliográficas:
BARBIERI, Jose Carlos; VASCONCELOS, Isabella Freitas Gouveia de; ANDREASSI, Tales; VASCONCELOS, Flávio Carvalho de. RAE - revista de administração de empresas, vol. 50, n. 2, Abril/Junho 2010. 
Acesso em 18 de março de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário