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Blog criado por alunos do curso de administração da PUC Minas em Betim com o objetivo de expor os problemas, os desafios e projetos para a gestão sustentável nas empresas.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Artigo 2


Estratégias de gestão ambiental E seus Fatores Determinantes: Uma análise Institucional

Conceitos
Citações Literais
Introdução











Introdução


“[...] Estratégias de gestão ambiental e seus aspectos determinantes.

            Nos últimos anos, tem crescido o número de estudiosos que argumentam que, para alcançar vantagem competitiva, torna-se necessário que as empresas maximizem seu retorno ao mesmo tempo que desenvolvem progressos em relação à implementação de práticas ambientais nos negócios (LEE, 2009; BERRY; RONDINELLI, 1998; PORTER; VAN DER LINDE, 1995)

            O termo “política ambiental” é definido pela norma NBR Série IS0 14001 como “a declaração da organização, expondo suas intenções e princípios em relação ao seu desempenho ambiental global, que provê uma estrutura para a ação e definição de seus objetivos e metas ambientais”. Nesse sentido, ela estabelece a orientação e fixa os princípios de ação para a organização.

            Na visão de Schenini (2005), a adoção de medidas ambientalmente responsáveis é motivada por razões internas e externas das organizações.

            Na onda da assim chamada teoria dos stakeholders (FREEMAN, 1984), a influência das partes interessadas é citada por Berry e Rondinelli (1998) e Bansal e Roth (2000) como responsáveis pela adoção da gestão ambiental proativa por parte das empresas que, buscando satisfazê-las, têm descoberto que uma estratégia proativa requer mais que um simples ajustamento às políticas governamentais. [...] ”







Procedimentos Metodológicos



“[...] A pesquisa utiliza os fundamentos da abordagem quantitativa e exploratória e pode ser caracterizada como um levantamento de campo tipo survey. O survey permite a coleta de informações a partir de indivíduos a respeito de questões relacionadas a assuntos ligados a eles ou às organizações em que atuam (FORZA, 2002).
            A coleta de dados secundários se deu por meio de materiais informativos já disponíveis em relatórios de pesquisas anteriores, bem como em documentos institucionais da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), revistas especializadas, leis e regulamentações ambientais.

         O questionário foi planejado tendo como base os fundamentos teóricos apresentados. [...] ”







Apresentação dos resultados


“[...] Políticas de gestão ambiental, práticas adotadas e gestão dos recursos naturais

            Das empresas participantes desta pesquisa, mais de 60%
concentram-se nos setores florestal, eletrometalomecânico e têxtil, que, juntamente com as empresas agroindustriais, representam uma parcela importante do parque industrial do estado e do país. A indústria de transformação de Santa Catarina é a quarta do país em número de empresas e a quinta em quantidade de trabalhadores.

            Apesar da existência de ações ambientais importantes, a pesquisa aponta para a predominância de práticas relacionadas ao produto (GUPTA, 1994), como a reciclagem.

            A partir da análise das práticas de gestão ambiental desenvolvidas, constata se, portanto, uma baixa consciência na produção e nos métodos e processos operacionais desenvolvidos pelas empresas estudadas. [...] ”









Fatores determinantes das estratégias de gestão ambiental


“[...] A importância dos valores da organização como um fator determinante interno das estratégias de GA das empresas é destacada por Jabbour e Santos (2006), que vêem esses valores como sendo um fator relativo à área de recursos humanos responsável pelo encorajamento de uma cultura organizacional voltada para as questões ambientais.

            Outro aspecto citado como determinante interno é a disponibilidade financeira das empresas, principalmente entre as grandes empresas, o que pode sugerir um estágio de GA superior nas empresas com melhor desempenho financeiro.

            A partir da comparação entre as empresas de diferentes tamanhos e os fatores externos percebidos como determinantes das estratégias de gestão ambiental, pode-se verificar, que a exigência da sociedade, as regulamentações do governo, a adequação aos padrões normativos e a concorrência aparecem como os fatores externos mais citados pelo total das empresas da amostra estudada. [...] ”

Considerações Finais

            A principal contribuição do estudo foi a agregação de dados da gestão ambiental de empresas de diferentes portes por meio da análise de correspondência múltipla, inclusive as pequenas e médias, e a partir de uma visão estratégica, o que se mostra ainda incipiente na literatura especializada (LEE, 2009). Isso é especialmente relevante no caso brasileiro, quando uma parcela representativa da economia depende das PMEs e, apesar disso, a grande maioria das pesquisas ainda gira em torno das grandes empresas.



Referências Relevantes:

GUPTA, M. C. Environmental management and its impacts on the 
operations function. International Journal of Operations and Production 
Management, v. 15, n. 8, 1994.


LEE, K-H. Why and how to adopt green management into business organizations? The case study of Korean SMEs in manufacturing industry. 
Management Decision, v. 47, n. 7, 2009

JABBOUR, C. J. C; SANTOS, F. C. A. The evolution of environmental management within organizations: toward a common taxonomy. Environmental 
Quality Mangement, 2006.



Por: Natasha de Souza









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